Artigos Notícias

Exibição de dinossauros em evento sul-americano para crianças e adolescentes

O espaço Creation Place foi instalado em um setor privilegiado do campus onde aconteceu o V Campori Sul-Americano de Desbravadores, que reuniu crianças e adolescentes do Equador, Peru, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina. O campori teve duas edições, Alfa (8 a 13 de janeiro) e Ômega (15 a 20 de janeiro) para poder atender com maior comodidade aos milhares de participantes que chegaram à cidade de Barretos, no Brasil.

No Creation Place, as crianças puderam acompanhar escavações de fósseis e participar de oficinas nas quais alguns especialistas mostravam evidências em favor do criacionismo e do Dilúvio universal. As enormes figuras em escala real de dez dinossauros foram colocadas estrategicamente para chamar a atenção dos acampantes. Aquele foi um cenário ideal para tirar fotos e, principalmente, para entrar no espaço Creation Place e aprender um pouco mais sobre essas fascinantes criaturas do passado.

No primeiro ponto da exposição, os visitantes podiam experimentar a sensação de estar lado a lado com os dinossauros, graças a um vídeo com recursos de realidade virtual.

O Creation Place exibiu detalhes sobre a criação do mundo e o Dilúvio, mediante uma réplica de madeira que espelhava as proporções originais da Arca de Noé. Os pesquisadores criacionistas creem que os dinossauros viveram justamente antes desse período.

Uma das estações do Creation Place tentou reconstruir o habitat de alguns dinossauros, inclusive com representações do tipo de plantas das quais eles se alimentavam.

“Existem pontos de vista equivocados sobre os dinossauros. Primeiro, muitos pensam que eram enormes, porém a maioria deles era do tamanho de um cavalo. Os maiores dinossauros eram herbívoros, ou seja, não eram predadores. O Creation Place também foi pensado para derrubar esses mitos”, explica Marcos Natal, presidente da Sociedade Criacionista Brasileira (SCB) e coordenador do Creation Place.

Sem dúvida, o momento mais emocionante para os desbravadores é o de escavar na areia, com as próprias mãos, e simular o trabalho de um paleontologista. O objetivo é aproximar as novas gerações dos fundamentos básicos do criacionismo.

O Creation Place é uma iniciativa do Departamento de Educação da Igreja Adventista na América do Sul, contando com a parceria da SCB e o apoio do Geoscience Research Institute [Instituto de Pesquisa de Geociência], com sede em Loma Linda, Estados Unidos.

“A maneira como me ensinaram o criacionismo há 40 anos não pode repetir-se hoje. Necessitamos ensinar as crianças e os adolescentes a pensar e oferecer ferramentas para que eles vejam e percebam que o mundo foi criado e tem um propósito”, argumenta Natal.

Condensado e adaptado de Notícias Adventistas.