O NEO – Núcleo de Estudo das Origens é um grupo interdisciplinar do Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP, dedicado ao estudo das origens e das relações entre ciência e religião. Com o intuito de contribuir para a difusão do criacionismo e para o fortalecimento da crença na Criação bíblica, o NEO oferece:

  • seminários, workshops, cursos livres e eventos sobre o criacionismo em igrejas, escolas, universidades e demais grupos interessados;
  • cursos de treinamento e capacitação em criacionismo para professores, gestores educacionais, pastores e líderes religiosos. 

O NEO também coordena o Museu de Ciências Naturais do UNASP “Prof. Orlando Rubem Ritter”. O objetivo do museu é divulgar a ciência nas áreas da biologia, paleontologia e geologia e promover palestras e debates dentro de uma perspectiva criacionista, estimulando a pesquisa e o estudo das nossas origens e do meio ambiente. O museu possui um acervo de aproximadamente 600 exemplares de minerais, rochas e fósseis do Brasil e de outras partes do mundo, além de maquetes e painéis temáticos que ilustram a história da vida na Terra. Está capacitado para receber alunos do ensino fundamental, médio e superior servindo como um laboratório de aulas práticas e de reforço aos conteúdos escolares.