Notícias

Educação adventista promove evento criacionista internacional

Encontro Sul-Americano de Fé e Ciência propõe qualificar formação e produção acadêmica sobre o relato bíblico do surgimento da Terra.

Por Thiago Basílio

Ao contrário do que muitos afirmam, a cosmovisão criacionista não é simplesmente uma leitura de fé sobre o início da vida, existem estudos alicerçados em evidências científicas que sustentam tal interpretação abordada pela educação adventista em seu ensino. Para que tal conhecimento tenha cada vez mais respaldo acadêmico, é realizado o segundo Encontro Sul-Americano de Fé e Ciência, que, neste ano, tematiza as origens da vida.

Pesquisa de campo na região do Araripe (Foto: Divulgação)

Os objetivos do encontro são contribuir para a formação de pesquisadores na área do criacionismo; capacitar especialistas e profissionais de educação; além de estimular a divulgação de estudos que apoiem ​​a visão bíblica das origens. O evento internacional acontece entre os dias 2 e 6 de setembro, na cidade cearense de Juazeiro do Norte, município que fica numa região conhecida por sua formação geológica capaz de evidenciar a história terrestre, além de conservar abundante material fossilizado.

Diversos acadêmicos, cientistas e profissionais de educação filiados a uni犀利士
versidades e instituições públicas e privadas da América do Sul participam do encontro para expandir conhecimentos e trocar experiências, além de aferir conjuntamente e na prática as evidências que corroboram o relato bíblico sobre a formação e transformação da terra ao longo dos milênios.

Acompanhados por renomados especialistas, os cerca de 80 participantes tiveram a oportunidade de visitar a Chapada do Araripe, cuja formação ocorreu nas etapas finais de separação entre os continentes americano e africano. Os contextos da região favoressem a existência de uma rica variedade de fósseis, alguns incomuns ou excepcionalmente preservados. Foi exatamente desse aprendizado natural que os envolvidos com o programa puderam desfrutar acompanhados das explicações do geólogo Artur Andrade, diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral.

Conheça mais dos fósseis do Araripe no vídeo abaixo

Além dos estudos de ca日本藤素
mpo, palestras e mesas de debates também colaboram para que o conhecimento seja socialmente construído. O segundo Encontro Sul-Americano de Fé e Ciência é uma iniciativa da Educação Adventista na América do Sul (rede que conta com mais de 335 mil alunos na região) em parceria com a Sociedade Criacionista Brasileira; o Geoscience Research Institute (GRI); a Casa Publicadora Brasileira (CPB) e Editora ACES.

 

Confira mais fotos: