Suponhamos que você e outros sejam convidados para planejar o culto do Sábado da Criação. O que devem fazer para que o sábado esteja repleto de louvor a Deus, nosso Criador? Veja a sugestão clicando nos subtítulos a seguir:

 

PLANO

Antes de qualquer coisa, faça um esboço do culto de adoração. Ao planejar, peça ao Santo Espírito que o guie para que Deus seja o enfoque da adoração. Então, convide vários membros da igreja (idade, sexo e nacionalidades diferentes) para participar do culto e dê a eles tempo suficiente para preparem suas partes.

TEMA

Devido ao tema encapsular o Sábado da Criação, precisamos considerar como torná-lo central em nosso culto de adoração. Lembremo-nos que o propósito do Sábado da Criação é enfatizar a criação e o Deus Criador – não é um sábado para debatermos criação versus evolução. Certamente, podemos nos referir às duas explicações sobre como a vida se iniciou, mas neste Sábado da Criação, o culto deve enfatizar o Autor da nossa concepção. Talvez possamos perguntar aos membros da equipe de planejamento do culto: Qual é o significado de Deus ser o nosso Criador? A adoração deve enfatizar esse tema central. 

TEXTOS BÍBLICOS

Centenas de textos bíblicos enfatizam Deus como nosso Criador. De fato, um de nossos cientistas, Dr. Timothy Standish do Instituto de Pesquisa de Geociência em Loma Linda, Califórnia, Estados Unidos, certa vez decidiu ler a Bíblia e fazer uma lista de todos os textos que se referem à criação. Peça à várias pessoas – jovens, idosos ou ambos – que leiam uma seleção desses textos. Envolva os jovens em algum aspecto do culto da igreja. Em muitas partes do mundo, os hinários possuem seções de leituras responsivas que podem ser usadas. Vamos tornar a Bíblia central no culto.

ORAÇÃO

Deus deseja ouvir nossas petições, mas a oração inclui muito mais que simplesmente contar a Deus as nossas necessidades. A oração se torna uma oportunidade para adorarmos a Deus, o nosso criador. Na oração, agradecemos a Ele por estar envolvido em nossa vida. Deus conhece e ama cada um de nós.

Imagine toda a congregação participando em oração. A pessoa responsável pela oração pastoral também pode dirigir a congregação na oração do Pai Nosso. As palavras de abertura, “Pai nosso, que estás nos Céu, santificado seja o Teu nome”. (Mt 6:9) trazem paz à nossa alma, pois pertencemos a esse Santo Deus.

HISTÓRIA INFANTIL

Seja criativo e planeje cuidadosamente a história infantil. Busque sugestões de histórias infantis.

MÚSICA

Procure hinos e músicas que enfatizem a Criação, o sábado, e acima de tudo, Deus. Se sua igreja tem um coral, faça planos antecipadamente com o diretor do coral para este sábado especial, de modo que tenham tempo suficiente para se prepararem. Novamente, procure usar jovens pedindo que liderem, participem do louvor ou apresentem uma música especial.

SERMÃO

Devido a todas as partes do culto enfatizarem Deus como Criador, o sermão, naturalmente, também deverá fazê-lo. A Bíblia possui muitos textos preciosos que salientam Deus como nosso Criador, assim, o pregador terá uma abundância de matérias para usar. Acesse vários esboços de sermões clicando no botão “Recursos” e depois “Sermões”. Sabemos que muitos pastores ao redor do mundo possuem várias congregações e talvez um membro leigo esteja apresentando o sermão neste dia específico. Por favor, compartilhe este material com ele ou ela para que o usem como parte de seu planejamento.